GPO - Comando Gpupdate
Neste artigo veremos como utilizar o comando Gpupdate no Windows Server 2003.
O comando Gpupdate é utilizado para atualizar as políticas de grupo aplicadas localmente e em nível de domínio (Active Directory). Por exemplo, imagine que você fez uma série de alterações em uma GPO. Por padrão, essas alterações não serão refletidas imediatamente nas estações de trabalho. Para que essa atualização ocorra, você deverá aguardar o intervalo de atualização das GPOs. Se você não quiser aguardar esse intervalo de atualização, você poderá utilizar o comando gpupdate, o qual forçará a atualização das GPOs nas estações de trabalho.
Segue abaixo a sintaxe desse comando:
gpupdate [/target:{computer | user}][/force] [/wait:valor][/logoff] [/boot]
Segue abaixo a descrição de cada opção:
/target:{computer | user} – Seleção entre a atualização das políticas referentes ao computador ou ao usuário. Caso esta opção não seja especificada a atualização será feita para ambos.
/force – Reaplica todas as configurações, ignorando qualquer outro processo.
/wait:valor – Número de segundos que o processo de aplicação de políticas espera para ser aplicado. O padrão é 600.
/logoff – Faz o logoff do usuário assim que as políticas são atualizadas, pois algumas só são efetivamente aplicadas quando o usuário efetua logon na máquina.
/boot – Reinicia a máquina assim que as políticas são atualizadas, pois algumas só são efetivamente aplicadas quando a máquina é reiniciada.
Abaixo, um exemplo desse comando:
gpupdate /force /wait:80
No comando acima, as configurações das GPOs são reaplicadas após 80 segundos.
Fonte: http://www.fabianosantana.com.br/windows-server-2003/432-gpupdate